Fiz esse blog para dividir o que eu aprendi e estou aprendendo sobre artesanatos e culinárias.
Estarei colocando artesanatos e culinárias, com fotos, gráficos e receitas, para que todas(os) possam copiar e fazer. Porque para mim o importante é saber que estou ajudando outras pessoas, como assim eu também sou ajudada.

domingo, 18 de setembro de 2016

Curso de Panificação do Estado de São Paulo (Pão de Beterraba)

Olá meninas(os) hoje é a vez do pão de beterraba,também é um pão simples mas muito saboroso.
Bom pra quem gosta de beterraba vai amar,agora pra quem não gosta com certeza vai torcer o nariz,mas ele é gostoso e a cor é linda quando a massa está crua,e quando assado fica rosado.
Agora em compensação as vitaminas não tem nem o que falar,é ótimo para crianças que não comem beterraba,mas o pão com certeza vão comer, eu conheço várias crianças que comem e gostam,é só não falar que é de beterraba antes delas experimentarem pela primeira vez,comem e gostam.
Então vamos a receita, espero que não deixem de fazer pelo simples preconceito.


aqui está em forma untada só com óleo,cubra com plástico e um pano e deixa crescer até dobrar de tamanho antes de levar ao forno

aqui eu modelei e coloquei em assadeira para pão de forma,mas pode colocar em assadeira retangular baixa

aqui eu polvilhei farinha de trigo e dei uns cortes com um bisturi,ou faca bem afiada

aqui modelei em formato de rosas,pãezinhos individuais 
fica uma graça,para servir em festas,mas pode modelar no formato que está na receita,nozinhos com pedaços de goiabadas no centro de cada um

aqui assados,se quiser pode pincelar com ovo batido com um pouquinho de café coado,vai dar mais cor e brilho
depois de assado fica rosado

Pão de Beterraba

Ingredientes
01 copo de óleo (240 ml)
½ copo de açúcar (100 g)
01 copo de água do cozimento da beterraba (morna) (240 ml)
03 ovos (195 g)
01 colher (sopa) de sal (14 g)
600 g aproximadamente de beterraba cozidas (até 1.250 ml)
03 tabletes ou 45 g de fermento biológico fresco
Farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 01 kg)
500 g de goiabada cortada em cubos
01 clara de ovo ligeiramente batida (para pincelar os pães)
Técnica de preparo 

Bata no liquidificador o óleo, o açúcar, a água do cozimento da beterraba, os ovos, o sal e o fermento. Continue batendo e acrescentando aos poucos as beterrabas até atingir 1.200 ml no copo do liquidificador
Despeje a mistura em uma tigela e acrescente farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Quando ficar difícil de mexer, transfira a massa para uma mesa polvilhada com farinha de trigo e continue acrescentando e incorporando farinha no sentido das laterais para o centro, até que fique lisa e homogênea e não grude mais nas mãos, tendo-se o cuidado de não colocar farinha demais, pois poderá deixar a massa dura. Faça uma bola com toda a massa, coloque dentro de um recipiente plástico polvilhado com farinha de trigo, tampe e deixe crescer até dobrar de volume.
Amasse novamente a massa para retirar o ar.
Unte uma forma retangular grande com margarina. Divida a massa, formando cordõezinhos, modele em formato de nó e coloque pedacinhos de goiabada sobre cada pãozinho. Coloque-os lado a lado na assadeira. Pincele com clara de ovo ligeiramente batida e deixe crescer por cerca de 05 minutos.
Leve ao forno em temperatura baixa e aumente para a média somente pouco antes de começar a dourar.

Dica: Se desejar, substitua as beterrabas por abóbora, abobrinha, chuchu cozidos ou, ainda, por folhas e talos de hortaliças cruas ou cozidas em quantidade suficiente para atingir o volume máximo de 1.250 ml no copo do liquidificador. Substitua também a água de cozimento por leite em temperatura ambiente.

Rendimento: 70 unidades
Peso da Porção: 102g (03 unidades)

Valor Calórico da Porção: 320kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário